FILÓSOFOS QUE AMEI ESTUDAR NO SEGUNDO TERMO DA FACULDADE DE DIREITO.
Sem dúvidas a Filosofia é importante na graduação de Direito, nos faz pensar em diversas situações da vida! Filosofia na minha visão de hoje é o amor pelo saber, uma forma que nos faz pensar à respeito de nossa realidade. A Filosofia do Direito é a maneira de rever e repensar os conceitos da realidade do Direito e buscando aproximar com a Justiça.
Maaaas, só paramos para pensar quando algo da errado em nossa vida...
E aí que entra a filosofia! {Kkkkk}
O primeiro filósofo no qual me encantei foi Sócrates, apesar de estuda - lo no ensino médio, só tive uma "profundidade" quando comecei a estuda - lo na graduação...
Sócrates criticava os sofistas( pensadores da retórica), foi o primeiro filósofo humanista, também resaltava que a origem do mal é a ignorância! Buscou combater a ignorância ensinando gratuitamente em Atenas. Querendo ajudar, ensinando aos ignorantes a pensar, foi condenado por estar doutrinando aos jovens atenienses e em sua condenação, poderia escolher de que forma iria morrer... cortando sua língua ou tomando veneno. Então, escolheu morrer da segunda forma, pois não queria infringir a Justiça...deixa - la como impotente.
Obs.: Sai do semestre bem socrática... "Só sei que nada sei!" {Kkkk}
Ensinamento de Sócrates: "não ajude ninguém, não seja bonzinho... Eu fui e olha no que deu!"
Brincadeira! Sem dúvidas sai confusa e não sem saber nada! Aprendi a refletir mais e a pensar mais diante situações.
Sem delongas, o segundo filósofo que fiquei encabulada e encantada foi o Arthur Schopenhauer, sendo este... filósofo moderno.
Sua ideia central foi que a tristeza é maior que a alegria. A única certeza é que vamos ser infelizes... A tristeza é a certeza e a alegria é a exceção.
Parece melancolía, mas não é, reflita comigo. Quando coisas boas acontecem pode notar que esquecemos rápido e com o passar do tempo nem ligamos mais.
Olha para as tristezas da vida, ficamos remoendo isso, enfatizando isso e se brincar morremos carregando isso!
Um exemplo, relacionamentos amorosos! Clássico!
Principalmente término de relacionamentos!
Você vive uma vida com alguém, momentos tristes e felizes, mas fazemos questão de enfatizar as coisas que deram errado e as felizes? Nem lembramos!
Então, Schopenhauer tá aprovado na minha lista, faz sentido o pensamento do rapaz. Nossas ideias "batem" em um bom sentido.
E por último, Friedrich Nietzsche! Ooooh Nietzsche! Este é "O Cara"!
Ele não concorda com nenhum filósofo anterior a ele, defendia a ideia de que a vida é sem sentido, que não sabemos lidar com isso.
Dizia que esperamos por um futuro salvador, achamos que só seremos felizes no futuro e esquecemos do presente...
Realidade humana do século XXI.
Estudei muitos outros filósofos... porém, gosto mais desses. Os demais tive uma certa... digamos... discórdia emocional! {Kkkk}
Filosofia é importante, não só na graduação...Mas para a vida!
Comentários
Postar um comentário